Poupar Dinheiro para Erasmus

fevereiro 11, 2017

Hoje trago-vos um assunto mais "sério", porém espero que ajude muitos de vocês que pensam fazer Erasmus (quer seja num futuro próximo ou não).
Eu tive ajudas de familiares e fui uma das pessoas a conseguir a Bolsa Erasmus o que ajuda, mas sejamos sinceros: isso não paga tudo o que é necessário para viveres 4 a 6 meses no estrangeiro.
Portanto hoje trago-vos uma série de dicas para poderem poupar dinheiro para este intercâmbio que muitos jovens ambicionam fazer.

Pin it for later

1. Faz um Orçamento
Para fazeres um orçamento vais precisar de saber para que país tencionas ir quando te candidatares, ou então faz logo para vários países e depois mais perto da candidatura escolhes (não te esqueças que podes estar a pensar ir para uma cidade específica e depois o teu curso não ter acordo com as universidades de lá, mantém as opções em aberto). Uma boa forma de fazeres o orçamento é no Excel.
Tens que saber mais ou menos como é a vida nesse país, o preço médio de aluguer, da comida, etc. Um bom site que te pode ajudar é o Numbeo.
Na imagem tens um exemplo das coisas que, na minha opinião, são necessárias para viver e ainda uns extras como as viagens e saídas à noite (well ... estás a fazer Erasmus não é verdade?). Depois é só acharem um preço médio e multipicarem pelo número de meses que pensam estar fora (pelo sim pelo não contem com 6 meses e depois subtraiam - se for o caso - quando souberem quanto tempo vão).
Nunca te esqueças: mesmo estando fora do país tens que pagar as propinas da tua universidade!


Apesar de parecer muita coisa e de estares a achar que não precisas de viajar, sair à noite ou comer fora lembra-te que vais estar fora de casa durante imenso tempo e que não precisas só de sobreviver, tens de ter tempo para ti e viver o Erasmus (eu espero conseguir fazê-lo e acho que todos devíamos conseguir ter tempo para nos divertirmos).

2. Candidata-te para ficares na Residência
Eu não estou na Residência porque não consegui lugar, mas se conseguires ir para a Residência de Estudantes da faculdade para onde vais é meio caminho andado para cortares em algumas despesas como a internet e os custos adicionais (a maior parte das rendas de residência têm tudo incluído).

3. Corta nas Coisas "Superficiais"
Precisas mesmo de beber esse café? Precisas mesmo de ir a esse jantar? Precisas mesmo desse vestido que só vais usar uma vez na vida? Poupar dinheiro para algo é uma questão de prioridades, para o Erasmus e para o resto da vida na verdade. Eu bem sei o que me custou dizer que não a muitas festas da Faculdade no meu 1º ano, mas era para um bem maior.

4. Faz um Orçamento "Mensal"
Se receberes mesada ou tiveres algum rendimento este é mais fácil. Faz um orçamento do essencial que tens de gastar e de lado deixas X para o Erasmus.

5. Desafio das 52 Semanas
Houve um desafio que circulou durante bastante tempo na internet e que se tornou conhecido pela sua eficácia para poupar dinheiro.
Deixo-vos uma imagem a exemplificar:

Foi este o desafio que eu fiz, mas tive que fazer umas mudanças porque a partir de Agosto torna-se praticamente impossível. Acredito que quando trabalhar e ganhar o meu próprio rendimento e não tiver grandes despesas consiga fazer este desafio do início ao fim, mas por enquanto é muito difícil.
O que eu fiz foi que a partir da semana 28 ou 29 (já não me recordo) voltei ao princípio.

6. Prenda de Anos e de Natal
Sei que o dinheiro que nos dão nos anos e no Natal tem tendência a não durar muito, mas pensem que fazer Erasmus é uma excelente prenda. Não digo para porem todo o dinheiro de lado, como é óbvio merecemos um mimo de vez em quando, mas ponham uma grande parte da quantia recebida e vão ver que conseguem.

7. Trabalhar
Tens aquele familiar que precisa de ajuda na loja/café/outro? Faz-lhe uma proposta.
Há feiras regionais na tua zona? Vai falar com os comerciantes.
Eu há dois anos, se não me engano, fui trabalhar para a FIA (Feira Internacional de Artesanato) e foi com esse dinheiro que paguei a minha carta de condução (infelizmente por causa dos exames o ano passado não consegui ir).

8. Aplica-te na Faculdade
A Bolsa de Erasmus é dada segundo um ranking de acordo com uma média feita - são contas demasiado complicadas para as minhas capacidades matemáticas - relacionada com a tua média de unidades curriculares e os créditos que já fizeste. Basicamente quanto maior for a tua média mais capacidades tens de ter Bolsa Erasmus por isso estuda para conseguires atingir esse objetivo.

9. Viagens
Queres viajar mas achas que não consegues acrescentar isso à tua experiência de Erasmus? Não te preocupes, estar fora durante tanto tempo já é uma grande aventura por si. A tua cidade pode ser ela mesma uma das "grandes" cidades europeias e aí já tens muito para ver de certeza. De qualquer modo há algumas formas onde podes tentar arranjar coisas baratas.
Para o transporte podes sempre visitar os sites GoEuro e FlixBus. Para hotel há imensos sites, mas o que eu mais gosto de usar é o Momondo.

Espero ter ajudado e contem-me se estão a pensar fazer Erasmus!

You Might Also Like

9 comentários

  1. Que dicas excelentes, ainda falta algum tempo .. mas vou tentar começar a organizar-me!
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
  2. Apesar de nos últimos tempos ter mudado um pouco a minha maneira de pensar em relação a este assunto, gosto imenso do conceito de Erasmus e gostava de experimentar. Felizmente, ainda tenho tempo para decidir se quero realmente fazê-lo ou não. A verdade é que é algo que requer muito dinheiro e devemos poupar o máximo possível. Acho que foi uma excelente ideia teres escrito este post. É sempre bom ouvir alguns conselhos de alguém que já tenha passado pela experiência e deste aqui umas ótimas dicas. Beijinhos.

    New Post | My Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, o meu objetivo era exatamente esse: ajudar :)

      Eliminar
  3. Este post está fantástico!
    É mesmo muito útil.
    Bom trabalho!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é bom saber que cumpri o meu objetivo! obrigada :)

      Eliminar
  4. Ótimas dicas! Acho muito bom fazer Erasmus, mas acho que eu não conseguia... :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Para quem quer muito fazer erasmus ou algo do género acho óptimas dicas! Deve ser uma experiência incrivel.
    Um grande beijinho,
    Frou Frou | by Fi

    ResponderEliminar
  6. Amei muito este post! Irei guardar para poder reutilizar no futuro!
    Estou no primeiro ano em Enfermagem e quero muito fazer Erasmus no 3/4º ano! As tuas dicas foram essenciais para me orientar nesse objetivo :)

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  7. excelente post e excelentes digas. estas podem ser utilizadas para tudo e não só com o preposito de fazer erasmus.

    ResponderEliminar