Ciências da Comunicação - 1º Semestre

março 24, 2016

Hoje vim falar-vos do final do meu primeiro semestre enquanto caloira. Não me vou referir à praxe: já o fiz e vou voltar a fazer quando todos os momentos de praxe terminarem.
Quero falar-vos do funcionamento do curso e das cadeiras. Quando andava à procura de cursos, andava também à procura de uma melhor descrição das cadeiras que me esperariam - não o cliché feito pelos professores mas sim por parte de alunos -, para saber se estava a tomar a decisão correta. A única coisa que encontrei foi o blog da Ana Garcia Martins (A Pipoca mais Doce) onde ela critica imenso o curso que estou a tirar (ela tirou o mesmo), só que entretanto o mesmo já sofreu alterações.
Por isso espero estar a ajudar pessoas que se encontrem na mesma situação que eu em tempos me encontrei, vou então explicar-vos como é Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (muito resumidamente).

não entrem em pânico, o único livro que era para ler era o primeiro
Não vos quero enganar. O curso é teórico: sim, muito. Se já contactaram com alguém da minha faculdade (devido à Futurália ou ao Inspiring Future) sabem disso. A partir do momento em que é ensino universitário automaticamente tem uma componente mais teórica do que um politécnico.
Cabe a cada um decidir o que precisa e o que acha que é melhor para o seu futuro, eu achei que era NOVA e continuo a achar que a longo prazo me trará benefícios.

Antes de mais tenho que vos dizer que o curso tem 4 vertentes que se podem fechar no final da licenciatura: Jornalismo, Comunicação Estratégica, Cinema e Televisão e Comunicação, Cultura e Artes. Isto é, temos as cadeiras gerais e depois as opcionais, onde podemos escolher de qual vertente fazer (ou até de outro curso).
Somos divididos em duas turmas, uns têm umas cadeiras no 1º semestre, outros no 2º e depois há cadeiras que todos temos ao mesmo tempo. Para saberes mais vem ao dia aberto da Faculdade - NOVA Day&Night (mais informações aqui, faz já a tua inscrição aqui).


Começo então pela minha cadeira preferida: Teoria da Notícia. É exatamente isso, damos a História da notícia, algumas técnicas, o surgimento da profissão de jornalista, as normas e valores, as teorias do jornalismo, etc. É uma cadeira bastante interessante para quem quer fechar a vertente de Jornalismo, porque até mesmo tudo o que te parecer desinteressante é importante para o futuro.

De seguida: Teoria da Imagem e da Representação. Foi a pior cadeira do 1º Semestre, mas ninguém reprova (ou muito poucos). Deve ter algum interesse para quem feche a vertente de Cinema e Televisão e de Comunicação, Cultura e Artes. Para mim, não. É basicamente História de Arte.

Em terceiro: Comunicação e Ciências Sociais, outra cadeira que gostei muito. Acho que é a mais teórica, mas são coisas úteis, especialmente para a nossa cultura. Não quero ser uma jornalista burra que não sabe quem é Pierre Bourdieu.

Em quarto: Filosofia da Comunicação é simplesmente geral. Acaba por ser um pouco como a última, com a diferença que é mais virado para os filósofos que estudaram fenómenos relacionados com a comunicação, enquanto que a outra é mais virada para a Sociologia.

Por último: Semiótica. Foi a minha maior luta, ou não-luta porque não me esforcei assim tanto em tempo de aulas. Sou sincera: eu não percebia nada nas aulas, então "desisti". Agarrei-me com força às outras cadeiras e o objetivo era tirar positiva nesta para poder ir a melhoria. Assim foi e subi imenso a nota, estudei durante 3 dias só para isto e adivinhem, fiquei a entender a matéria. A parte da "Semiótica Visual" acaba por ser a matéria que mais se adequa à vertente de Comunicação Estratégia.

Aqui está o meu primeiro semestre todo junto. Se acharem pouco atentem que isto enche um dossier dos grandes. Se acharem muito lembrem-se que há faculdades onde pode ser pior.
Sei que é uma publicação chata, mas espero poder ajudar alguém com isto. Comecem a estudar para os exames quando voltarem das férias e vão ver que têm grandes notas. Boa sorte!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Só pela filosofia morria logo no 1º dia desse curso :P

    ResponderEliminar
  2. Pois não faço a mínima ideia o que escolher este ano, para além disso não há uma grande explicação sobre os cursos nas universidades. Do género o que é Línguas Aplicadas, para que serve?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostava muito de poder ajudar, mas de facto não faço a mínima ideia! aproveita o dia aberto da(s) faculdade(s) que estão nas tuas opções para tirar essas dúvidas!

      Eliminar