Ciências da Comunicação - 1º Semestre (2º Ano)

janeiro 20, 2017

Olá a todos, hoje venho falar-vos de uma coisa importante, a continuidade do meu curso. Este semestre meia licenciatura acabou (como assim? ainda ontem estava a sair do secundário!!!) e, como é hábito, no final do semestre eu venho contar-vos as cadeiras que fiz e o que achei delas para vocês terem uma melhor ideia do curso que estou a tirar caso queiram vir para CC na FCSH/NOVA. Este semestre tecnicamente ainda não acabou porque me falta entregar um trabalho para melhorar a nota, mas não interessa.
Na primeira publicação "Ciências da Comunicação - 1º Semestre" falo-vos também do funcionamento do curso por isso vão lá ler e se tiverem dúvidas podem sempre perguntar-me.
Na segunda publicação "Ciências da Comunicação - 2º Semestre" disse que este ano as cadeiras eram mais interessantes e foram, mas ainda assim não me livrei de cadeiras chatas. Mas vamos lá começar!


Começo pela cadeira que gostei mais de ter: Atelier de Jornalismo Radiofónico. É uma cadeira opcional da vertente de Jornalismo (vertente que quero fechar) e eu quero fazer ainda mais dois Ateliers em Portugal (sendo que vou ter equivalência a outro em Erasmus). É uma cadeira onde se aprende muito sobre Jornalismo no geral e, obviamente, sobre a rádio. É uma cadeira muito prática onde começamos logo a fazer trabalho jornalístico (ou umas tentativas). Rádio não é a minha área de maior interesse, mas não vou fechar portas a nenhuma área.

Em segundo, outra cadeira que gostei muito foi Discurso dos Media. Infelizmente só fui a metade das aulas porque tinha sobreposição com o Atelier, mas a maior parte das aulas a que fui foram interessantes. É uma cadeira obrigatória que dá para todas as vertentes onde aprendemos muito sobre o Discurso, como político, da música, os tabus, etc. É uma cadeira que suscita o debate em aula e eu adoro isso. Ainda não sei a nota final porque fui a exame de melhoria.

Depois a cadeira que nem gostei muito, nem não gostei: Fotojornalismo: História, Teoria e Prática. A única cadeira do curso onde o nome não engana, só acho é que parte da História e da Teoria ocupam demasiado tempo das aulas quando bastava ser uma introdução, ou pouco mais que isso. É uma cadeira opcional de Jornalismo onde se tem boa nota e se faz trabalhos práticos, mas é mais fotografia do que Fotojornalismo a meu ver.

Entrando nas cadeiras que já não gostei tanto, a primeira é Teorias do Drama e do Espectáculo. Atenção, eu acho que esta cadeira tem tudo para ser magnifica, é tudo sobre teatro e os seus estilos/evolução e também sobre representação social. Tivemos um workshop com o Teatro da Garagem onde tínhamos a oportunidade de continuar no projeto da peça (como vou de Erasmus era-me impossível, mas estou a pensar voltar no ano seguinte). Eu adorei estudar para a frequência, o trabalho final partilhei AQUI com vocês (podia ser curta, teatro ou os dois - como o nosso) e acabei com boa nota na cadeira. O problema: as aulas são desmotivantes e a cadeira não está muito bem organizada, na minha opinião. A cadeira é obrigatória, mas vai mais de encontro à vertente de Comunicação, Cultura e Artes.

Por último: Filmologia. Não é que a cadeira seja má de todo, simplesmente é obrigatória e não tem nada a ver com Jornalismo, é uma cadeira totalmente feita para quem vai fechar a vertente de Cinema e Televisão. Não tenho muito a dizer sobre a cadeira porque é exatamente isso: cinema de autor, tudo do século passado, conceitos de cinema, cinema, cinema. Mas enfim, se é obrigatória que remédio tive eu de a fazer não é? Geralmente faz-se no 3º ano, mas por causa do Erasmus tive que a fazer já este ano senão não conseguia fazer as opcionais que queria para o ano. Foi a minha pior nota este semestre, e é o trabalho que me falta entregar.

Infelizmente não vos posso dar feedback de cadeiras de outras vertentes, mas se tiverem dúvidas contactem-me que eu posso pedir ajuda a alguém do meu curso. Não se esqueçam de ir às feiras de ensino como a Futurália, a FCSH vai lá estar presente. Também com o Inspiring Future é possível que a FCSH vá à tua escola. Tens ainda o Dia Aberto da FCSH (NOVA Day&Night), com data ainda por anunciar, mas vai estando atento ao facebook Novos Alunos FCSH.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Aiiii não era para mim :P Boa sorte linda!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom ter esta perspetiva dos cursos, principalmente para quem ainda não fez a escolha :)

    Beijinhos | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. sem dúvida que sim :) não é a coisa mais prática tbh mas gosto, claro que todo o ambiente académico também influencia!

      Eliminar
  4. Conheço uma menina que também está a tirar esse mesmo curso, nessa mesma faculdade, e está a fazer Erasmus em Itália agora. Adoro acompanhar o trabalho dela e admiro-a imenso como pessoa e pela força de vontade que tem. Também estou a tirar algo parecido, Jornalismo e Comunicação em Coimbra, e até temos cadeiras parecidas! Gostei deste tipo de post, é bom para termos uma ideia do que se faz noutros cursos semelhantes.
    No entanto, é mesmo uma pena quando as cadeiras têm tudo para ser super interessantes mas estão tão desorganizadas que é impossível aproveitar...

    Vera,
    www.b-hyndher.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conheço toda a gente que foi para Itália este semestre e aposto que sei de quem é que estás a falar ahah
      uma colega minha fez o programa Almeida Garret este semestre e vinha do teu curso :)

      Eliminar
  5. Também gostava imenso de seguir ciências da comunicação e fiquei muito interessada com o post! Continua com eles para que possa ambientar me ao curso já ahahah

    Vocês não têm nenhuma cadeira de língua estrangeira?
    Beijinhos querida,
    https://verdadequeridablog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Rita acabei de conhecer o teu blog e já estou apaixonada. Pelo template e pelos temas pelos quais optas falar. Estás de parabéns.

    ResponderEliminar