Poupar Dinheiro para Erasmus
fevereiro 11, 2017Hoje trago-vos um assunto mais "sério", porém espero que ajude muitos de vocês que pensam fazer Erasmus (quer seja num futuro próximo ou não).
Eu tive ajudas de familiares e fui uma das pessoas a conseguir a Bolsa Erasmus o que ajuda, mas sejamos sinceros: isso não paga tudo o que é necessário para viveres 4 a 6 meses no estrangeiro.
Portanto hoje trago-vos uma série de dicas para poderem poupar dinheiro para este intercâmbio que muitos jovens ambicionam fazer.
Pin it for later |
1. Faz um Orçamento
Para fazeres um orçamento vais precisar de saber para que país tencionas ir quando te candidatares, ou então faz logo para vários países e depois mais perto da candidatura escolhes (não te esqueças que podes estar a pensar ir para uma cidade específica e depois o teu curso não ter acordo com as universidades de lá, mantém as opções em aberto). Uma boa forma de fazeres o orçamento é no Excel.
Tens que saber mais ou menos como é a vida nesse país, o preço médio de aluguer, da comida, etc. Um bom site que te pode ajudar é o Numbeo.
Na imagem tens um exemplo das coisas que, na minha opinião, são necessárias para viver e ainda uns extras como as viagens e saídas à noite (well ... estás a fazer Erasmus não é verdade?). Depois é só acharem um preço médio e multipicarem pelo número de meses que pensam estar fora (pelo sim pelo não contem com 6 meses e depois subtraiam - se for o caso - quando souberem quanto tempo vão).
Nunca te esqueças: mesmo estando fora do país tens que pagar as propinas da tua universidade!
Apesar de parecer muita coisa e de estares a achar que não precisas de viajar, sair à noite ou comer fora lembra-te que vais estar fora de casa durante imenso tempo e que não precisas só de sobreviver, tens de ter tempo para ti e viver o Erasmus (eu espero conseguir fazê-lo e acho que todos devíamos conseguir ter tempo para nos divertirmos).
2. Candidata-te para ficares na Residência
Eu não estou na Residência porque não consegui lugar, mas se conseguires ir para a Residência de Estudantes da faculdade para onde vais é meio caminho andado para cortares em algumas despesas como a internet e os custos adicionais (a maior parte das rendas de residência têm tudo incluído).
3. Corta nas Coisas "Superficiais"
Precisas mesmo de beber esse café? Precisas mesmo de ir a esse jantar? Precisas mesmo desse vestido que só vais usar uma vez na vida? Poupar dinheiro para algo é uma questão de prioridades, para o Erasmus e para o resto da vida na verdade. Eu bem sei o que me custou dizer que não a muitas festas da Faculdade no meu 1º ano, mas era para um bem maior.
4. Faz um Orçamento "Mensal"
Se receberes mesada ou tiveres algum rendimento este é mais fácil. Faz um orçamento do essencial que tens de gastar e de lado deixas X para o Erasmus.
5. Desafio das 52 Semanas
Houve um desafio que circulou durante bastante tempo na internet e que se tornou conhecido pela sua eficácia para poupar dinheiro.
Deixo-vos uma imagem a exemplificar:
Foi este o desafio que eu fiz, mas tive que fazer umas mudanças porque a partir de Agosto torna-se praticamente impossível. Acredito que quando trabalhar e ganhar o meu próprio rendimento e não tiver grandes despesas consiga fazer este desafio do início ao fim, mas por enquanto é muito difícil.
O que eu fiz foi que a partir da semana 28 ou 29 (já não me recordo) voltei ao princípio.
6. Prenda de Anos e de Natal
Sei que o dinheiro que nos dão nos anos e no Natal tem tendência a não durar muito, mas pensem que fazer Erasmus é uma excelente prenda. Não digo para porem todo o dinheiro de lado, como é óbvio merecemos um mimo de vez em quando, mas ponham uma grande parte da quantia recebida e vão ver que conseguem.
7. Trabalhar
Tens aquele familiar que precisa de ajuda na loja/café/outro? Faz-lhe uma proposta.
Há feiras regionais na tua zona? Vai falar com os comerciantes.
Eu há dois anos, se não me engano, fui trabalhar para a FIA (Feira Internacional de Artesanato) e foi com esse dinheiro que paguei a minha carta de condução (infelizmente por causa dos exames o ano passado não consegui ir).
8. Aplica-te na Faculdade
A Bolsa de Erasmus é dada segundo um ranking de acordo com uma média feita - são contas demasiado complicadas para as minhas capacidades matemáticas - relacionada com a tua média de unidades curriculares e os créditos que já fizeste. Basicamente quanto maior for a tua média mais capacidades tens de ter Bolsa Erasmus por isso estuda para conseguires atingir esse objetivo.
9. Viagens
Queres viajar mas achas que não consegues acrescentar isso à tua experiência de Erasmus? Não te preocupes, estar fora durante tanto tempo já é uma grande aventura por si. A tua cidade pode ser ela mesma uma das "grandes" cidades europeias e aí já tens muito para ver de certeza. De qualquer modo há algumas formas onde podes tentar arranjar coisas baratas.
Para o transporte podes sempre visitar os sites GoEuro e FlixBus. Para hotel há imensos sites, mas o que eu mais gosto de usar é o Momondo.
Espero ter ajudado e contem-me se estão a pensar fazer Erasmus!
9 comentários
Que dicas excelentes, ainda falta algum tempo .. mas vou tentar começar a organizar-me!
ResponderEliminarBeijo ♥
Trovoada dos Sonhos
Apesar de nos últimos tempos ter mudado um pouco a minha maneira de pensar em relação a este assunto, gosto imenso do conceito de Erasmus e gostava de experimentar. Felizmente, ainda tenho tempo para decidir se quero realmente fazê-lo ou não. A verdade é que é algo que requer muito dinheiro e devemos poupar o máximo possível. Acho que foi uma excelente ideia teres escrito este post. É sempre bom ouvir alguns conselhos de alguém que já tenha passado pela experiência e deste aqui umas ótimas dicas. Beijinhos.
ResponderEliminarNew Post | My Blog
obrigada, o meu objetivo era exatamente esse: ajudar :)
EliminarEste post está fantástico!
ResponderEliminarÉ mesmo muito útil.
Bom trabalho!
Beijinhos :)
https://dailyvlife.blogspot.pt/
é bom saber que cumpri o meu objetivo! obrigada :)
EliminarÓtimas dicas! Acho muito bom fazer Erasmus, mas acho que eu não conseguia... :D
ResponderEliminarBeijinhos <3
www.losingmamind.blogspot.pt
Para quem quer muito fazer erasmus ou algo do género acho óptimas dicas! Deve ser uma experiência incrivel.
ResponderEliminarUm grande beijinho,
Frou Frou | by Fi
Amei muito este post! Irei guardar para poder reutilizar no futuro!
ResponderEliminarEstou no primeiro ano em Enfermagem e quero muito fazer Erasmus no 3/4º ano! As tuas dicas foram essenciais para me orientar nesse objetivo :)
Beijinhos! Where I Belong
excelente post e excelentes digas. estas podem ser utilizadas para tudo e não só com o preposito de fazer erasmus.
ResponderEliminar