Uma ajuda para quem quer fazer ERASMUS

agosto 24, 2017

Mais uma publicação de regresso às aulas e com esta espero vir a ajudar muita gente que quer fazer Erasmus. Não é novidade nenhuma que eu este ano, no segundo semestre, estive em Itália (Varese) ao abrigo do programa Erasmus, mas e para chegar lá? Hoje conto-vos todos os passos.

off topic: quero muito ter um mapa destes, mais preenchido ainda
1. Conhece o programa.
É importante conhecer o programa. Pesquisa informação na internet e na tua faculdade. Vai tendo uma noção dos acordos que a tua faculdade tem para quando chegar a altura das candidaturas não estares completamente à toa. Fala com os alunos que já fizeram Erasmus, eles podem ajudar-te melhor que ninguém quanto a destinos e burocracias necessárias. Começa a pensar para onde queres ir, mesmo que depois mudes de ideais é bom ter uma noção.

2. Sessões de Esclarecimento
Depois de já teres feito a tua pesquisa e de saberes praticamente tudo, a faculdade vai fazer umas sessões de esclarecimento. Estas sessões vão repetir praticamente tudo o que já sabes, mas são a oportunidade perfeita para tirares todas as tuas dúvidas. Além disso é nestas sessões que eles explicam o processo de candidatura e de atribuição da bolsa. Também é nesta altura que se sabe o prazo final de candidatura.

3. A Candidatura
Se já andaste a pesquisar já deves saber para onde queres ir. As colocações são feitas por uma média difícil de explicar, mas resumidamente é assim: quantos mais créditos tens feitos e quanto maior é a tua média, maior é a tua possibilidade de entrar. Aconselho-te a sondar os teus colegas mais velhos que também se vão candidatar, eles tem mais créditos feitos e se forem para o mesmo sítio que queres é uma opção de candidatura inútil porque entram sempre. Sonda também os colegas do teu ano, entre todos podem conseguir ficar todos colocados.

4. As colocações e atribuição da bolsa
Ficaste colocado na primeira ou segunda opção? Boa! Se ficaste numa boa posição da colocação (a colocação é feita por faculdade e não por curso) já sabes que à partida tens bolsa, se não é esperar pelos resultados! Mesmo que não tenhas bolsa não entres em pânico, há muita gente que desiste e depois pode chegar a tua vez de ter bolsa. Conheço pessoas que só souberam que iam receber bolsa uns meses antes de acabarem a estadia no país onde estavam.

5. Burocracias
Bem agora que estás colocado é necessário tratar da papelada. Documento mais importante de todos é o Learning Agreement. Esse documento é o que permite estares a estudar na faculdade que escolheste e a fazer as disciplinas que escolheres. É também o que te permitirá ter as esquivalências em Portugal. É uma altura onde tens de mandar imensos e-mails, tanto para a faculdade de lá, como para a de cá a perguntar se dão as equivalências (no mínimo na minha faculdade foi assim). Depois há outros documentos que tem que se preencher, mas este é sem dúvida o mais importante.

O que é que eu posso fazer em casa?

Em casa também há imensa coisa a fazer.
  1. Ver qual é o aeroporto mais próximo e marcar os voos. Podes esperar que eles estejam mais baratos, geralmente é mais barato à terça!
  2. Procurar casa. Fiz um post sobre como arranjar casa AQUI.
  3. Poupa dinheiro. Mesmo se tiveres bolsa pois a bolsa não cobre tudo. Vai poupando dinheiro ao longo do tempo e assim os teus pais/família não têm que pagar tudo. Fiz um post sobre como poupar dinheiro AQUI
Espero que tenham gostado e que vá ajudar muita gente no futuro.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ainda nem comecei o meu primeiro ano e já estou no dilema de interrail ou Erasmus? uma vez que duvido que consiga fazer ambos. De qualquer das maneiras irei guardar esta publicação que me parece bastante útil!! Obrigada por partilhares

    ResponderEliminar
  2. Gostava muito de fazer erasmus novamente....tenho de pensar seriamente no assunto :P

    ResponderEliminar