Q&A (Ciências da Comunicação, Erasmus e mais)

agosto 29, 2017

Olá a todos! Hoje para dar continuidade à minha série de Regresso às Aulas, vim trazer-vos um Q&A sobre o meu curso, vida académica, etc. Obrigada a todas as que tiraram um tempinho para me fazerem algumas perguntas. E bem, aqui ficam as respostas. Eu dividi o Q&A de acordo com as perguntas que me fizeram: Secundário, Erasmus, Licenciatura e Pós-Licenciatura.


Ensino Secundário 

Qual foi o curso que seguiste no secundário? Algumas vez quiseste ir para outro?
Eu segui Línguas e Humanidades. Por vezes ainda dou por mim a pensar se não seria melhor ter ido para Ciências e Tecnologias, quem sabe se a minha veia de pediatra seria concretizada.

Qual era a tua disciplina preferida no secundário? Como estudaste para os exames?
Estou indecisa entre Filosofia e História, adorei ambas. Bem, no 11º ano comecei apenas a estudar duas semanas antes e tive notas "boas" (podiam ser melhores). Já no 12º com medo de não entrar na Universidade, comecei a estudar dia 30 de Abril/1 de Maio (por aí) e organizei-me para apenas estudar 1 hora por dia, e na época de exames 4 horas por dia (para não ser demasiado puxado), valeu-me as melhores notas por isso pessoal oiçam: trabalho compensa!

Erasmus

Como foi o teu percurso no Erasmus e o que mais gostaste no mesmo?
O meu percurso em Erasmus foi muito calmo, calmo demais devo eu dizer. Tive momentos muito bons e outros cheios de saudades, momentos em que achava que nunca ia conseguir fazer um exame em italiano, mas fiz! Se fosse hoje escolheria outro sítio embora tenha feito amigos que levo para a vida. O que gostei mais foi poder conhecer Itália inteira, mesmo com altos e baixos em cada viagem, viajar é sempre uma sensação excelente.

Licenciatura

Qual a coisa que menos gostaste no teu curso?
Provavelmente o facto de ser muito teórico. Eu já estava à espera, mas uma pessoa tem sempre esperança que haja mais coisas práticas. O primeiro ano é provavelmente o pior porque nem sequer temos opcionais, logo é mesmo só teoria (apesar de não ser difícil).

Qual foi a maior coisa que aprendeste fora das aulas?
A entreajuda é algo muito importante para se sobreviver tanto no mundo do trabalho como na vida.

Alguma vez te arrependeste do curso que escolheste?
Por vezes penso como seria a minha vida num curso completamente diferente ou num curso mais prático, mas a verdade é que acho que estou no sítio certo e que me dará o melhor futuro.

Como é que foram os teus primeiros tempos no ensino superior (praxe, dificuldades, etc.)?
Foram atribulados. Adorei a praxe e foi sem dúvida das melhores coisas no primeiro ano, mas fora da praxe eu demorei um pouco de tempo a integrar-me, no mínimo na minha cabeça eu não me sentia muito bem. No segundo semestre as coisas foram melhorando um pouco e depois o segundo ano foi muito melhor!

Quais são as cadeiras que mais gostaste até agora?
Teoria da Notícia e Atelier de Jornalismo Radiofónico. Foram as únicas que estão 100% ligados ao jornalismo que fiz, este ano vou fazer mais umas quantas. Em ambas aprendi imenso, e em Rádio aprendi muito sobre o jornalismo em geral também.

Como é que funciona o teu curso?
Esta é difícil... Bem o meu curso é curso geral de Ciências da Comunicação e existem 4 vertentes que podemos escolher para finalizar o percurso: Jornalismo, Comunicação Estratégica (Marketing, Publicidade, etc), Cinema e Televisão e Comunicação, Cultura e Artes. 
O curso é composto por 20 cadeiras obrigatórias e 10 opcionais. Para finalizar uma vertente temos que fazer 5 cadeiras opcionais da mesma, depois ficam-nos a faltar as outras 5.
O segundo conjunto de 5 cadeiras opcionais pode ser feito noutra vertente (finalizando o curso em duas por exemplo podem fazer Jornalismo e Estratégica, mas atenção no diploma apenas aparece uma se não pagarem mais), podem fazer um minor noutro curso (por exemplo licenciatura em Ciências da Comunicação e minor em História), podem fazer cadeiras aleatórias do vosso curso e de outros.

Achas a faculdade mais difícil do que o secundário (em estudo, amigos, etc.)?
Em termos de estudo requer mais trabalho, sem dúvida. Apesar de sentir que não estou no curso mais difícil do mundo, as coisas dão trabalho, mas fazem-se! Quanto a amigos, acho que é muito parecido, continuará a haver drama se é isso que querem saber!

Pós-Licenciatura 

Quais são os teus planos para o futuro (mundo do trabalho)?
Eu quero ser jornalista de investigação (estilo Spotlightyou know?), mas tenho outras opções em aberto que quero explorar (dentro do jornalismo).

Queres fazer mestrado? Se sim, qual?
Eu quero fazer mestrado, mas ainda não sei bem qual. Talvez Relações Internacionais porque acho que culturalmente me pode ajudar para a profissão de jornalista e ao mesmo tempo não me fecha portas a outras áreas profissionais.

Espero que tenha ajudado alguém que precise e obrigada a todos os que fizeram as perguntas!

You Might Also Like

0 comentários