Travel Guide: Varese

julho 25, 2017

Olá a todos! Antes de iniciar o post quero pedir-vos desculpa pela diminuição de regularidade aqui pelo blog. Para vos ser sincera precisava mesmo disto: de tempo para a cabeça, de tempo sem preocupações, sem obrigações, sem nada, só eu. Acabei de regressar e não ando com paciência para muita coisa na verdade, a única coisa que tenho feito é trabalhado no meu quarto (que obviamente vos mostrarei quando estiver pronto) e mais nada. Cada vez sinto mais que a blogosfera está a ficar saturada e pergunto-me até que ponto é que eu posso fazer a diferença, sei que é nestas alturas que dar um passo atrás faz bem, espero regressar com a força que tive nos últimos seis meses, vocês merecem.


Bem, vamos mas é passar ao que realmente interessa. Como sabem fiz o meu Erasmus em Varese, uma pequena cidade italiana que à primeira vista não te muito para ver, mas que ao procurarmos os cantinhos com atenção até tem a sua magia. Hoje trago-vos os melhores sítios para visitar e comer em Varese. Também vos digo como é que podem lá chegar. Infelizmente não vos posso dizer onde devem ficar porque não tive essa experiência. Mas vamos lá começar!

Como chegar


Chegar a Varese implica dois transportes: 1) avião até Milão (de preferência Malpensa malta, vão pela easyjet que vão bem); 2) comboio - e é aqui que a coisa complica um bocado - desde o aeroporto de Malpensa (sim têm uma estação nos dois terminais) até à mudança de linha (em Saronno se não me engano) e depois apanham o comboio para Varese.
Com sorte apanham o que não pára em todas as estações, mas provavelmente vão apanhar o regional que demora 1 hora porque pára em todas as capelinhas.
Varese tem duas estações, basicamente uma ao lado da outra (como se ao lado de Entrecampos houvesse uma estação de comboios no Campo Pequeno, sim é mesmo perto) por isso não interessa muito para qual é que vocês vão, mas geralmente eu ia para a Varese Nord.


O que visitar


Sacromonte e Campo dei Fiori
Juntei estes dois porque fica um dia muito bem passado e são muito pertinho um do outro. No Sacromonte há um museu que podes visitar e uma capela e em Campo dei Fiori existe um hotel belíssimo, uma paisagem fantástica que pode ser vista através de diversos pontos de observação (cada um mais alto que os outros).

Lago di Varese
Ir passear ao lago de Varese é muito relaxante. Têm uma piscina (que eu não entrei porque tem que se usar touca eu juro que ainda estou a tentar perceber... é que nem é piscina de natação...) e ainda bicicletas para alugar para poderem dar a volta toda ao lago (passavam um dia inteiro nisto) no percurso indicado para tal.

Lago Maggiore (Laveno e Luino)
O Lago Maggiore é enorme e há imensos sítios que podem visitar (eu queria ter ido a Santa Catarina del Sasso, mas os transportes para lá ou eram caros ou inexistentes), eu escolhi estas duas zonas porque Laveno foi onde eu realmente estive (fui de carro com amigos) e Luino é a zona que, na minha opinião, é mais acessível pois um dos autocarros extraurbanos tem essa zona como destino final.


Giardini e Palazzo Estense
Ao pé do centro histórico estão estes jardins relaxantes (especialmente na primavera), com um palácio rosa muito bonitinho. A minha coisa favorita foi no Inverno ver o pequeno lago em gelo!

Villa Mirabello
Villa Mirabello é um museu que fica no jardim que falei no ponto anterior. É um museu sobre a história de Varese e da zona. Têm coisas arqueológicas encontradas nos lagos, coisas civis, etc. É barato e interessante.

Centro Histórico
O centro histórico dá um belo passeio curto, mas lindo. Casas coloridas, feiras ao fim-de-semana, lojas para todas as carteiras.

Basilica di San Vittore
Esta basílica situa-se no centro histórico e é mais bonita por dentro do que por fora. Um ponto a visitar sem dúvida.


Cascata di Ferrera
Um sítio paradisíaco acessível através de autocarro e a pé. É uma zona que faz lembrar as pequenas cascatas que se encontram no Gerês. Simplesmente lindo!

Obviamente há mais para ver, havia mais que eu queria ver, mas há coisas que só são acessíveis através de transporte pessoal coisa que não tinha (nem em Portugal tenho, quanto mais em Itália não é?). No entanto se tiverem a possibilidade de alugar um carro visitem ainda mais do que o que está aqui, a sensação de conhecer novos lugares é impagável e totalmente recomendada!

Onde comer

Há imensos bons sítios onde comer em Varese, eu escolhi apenas três: uma pizzeria; um café; uma gelataria. Para mim estes foram os melhores.


Premiata Pizzeria della Motta
Pizzas finas? Pizzas grandes? Imensa variedade de pizzas? Pizzas extremamente saborosas? Sim, tudo sim. A melhor pizzeria de Varese sem dúvida! É tudo tão bom, tão rústico e tão difícil de comer tudo (no mínimo para mim, é mesmo um esforço comer uma pizza tão grande). Aconselho vivamente, embora os preços não sejam assim tão económicos, também não são assim tão caros.

Sedicigusti (gelataria)
"O destaque vai para os gelados de fruta. Nunca mais comerás um igual, nem mesmo na Santini." disse eu AQUI (Espalha-Factos). Continuo com a mesma opinião pessoal, é a melhor em Varese sem dúvida.


Pasticceria Pirola
Esta é a melhor pastelaria de Varese. Os croissants são de comer e chorar por mais e foram dos melhores cappuccinos que bebi em itália. Já para não falar do ambiente calmo quer seja dentro da pastelaria, quer seja na esplanada. A não perder!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Fotos perfeitas, adorei mesmo muito ler este post.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parece ter sido fantastico !
    Beijinhos :)
    http://ganeshamyganesha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei e as fotos estão lindas.
    Beijinhos
    https://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar