Roma: uma (pequena) desilusão

abril 30, 2017


Muitos de vocês mostraram curiosidade para saber como foi a minha visita a Roma e o porquê de eu ter ficado desiludida. Tentei publicar mais cedo, mas entre aulas, editar o vlog e começar a escrever não consegui.
Ora tentei resumir bem as coisas e trouxe-vos então a publicação onde vos explico tudo. Para além disso trago-vos também as fotos que tirei pela capital italiana e o vlog. Se me faltou algo neste post de certeza que está no vlog (e vice-versa).


Por onde é que hei-de começar? Roma não é de todo uma cidade feia, mas também não é bonita. Admito que talvez tivesse as expectativas um pouco altas pois vinha de uma cidade encantadora e já tinha ouvido maravilhas de Roma, para além disso sempre gostei de História o que me entusiasmava ainda mais para visitar a cidade.

Vista das Escadas da Praça de Espanha
Roma é uma cidade suja - essa é a maior verdade. Pensam que quem vem de uma cidade portuguesa como Lisboa - que também não é lá muito limpa - estivesse habituado a isso, mas não. Digo-vos mais: ao lado de Roma, Lisboa parece uma cidade bastante limpa.

Forum Romano
Roma é uma cidade cheia de História como todos sabemos. Muito do que temos agora vem das pessoas que ali viveram durante o Império Romano, era de esperar sentir algo (como em Florença senti), mas não. A verdade é que me foi quase indiferente tudo o que Roma tinha para oferecer (no que diz respeito a coisas históricas) sem ser o Coliseu e Forum Romano. Não digo que as coisas sejam pouco importantes, antes pelo contrário, mas eu estava à espera de ser transportada para uma época que não fui.

Escadas da Praça de Espanha
Roma tem demasiados turistas. Isso influenciou bastante a minha visão da cidade, tenho noção disso. Talvez por isso não tenha sido transportada para a época que desejava. Sei que isso vai depender sempre da época em que uma pessoa visita o local, mas eu fui em Abril...imagino como será no verão! É óbvio que uma cidade como Roma tem turistas, mas acho que o turismo cresce mais depressa do que a cidade em si o que resulta numa sobrelotação da cidade.


Roma é normal. Comparo todas as cidades com a minha bela Lisboa, Roma não foi exceção. Por isso mesmo vos digo: Roma é absolutamente normal. Apesar de tudo tem as suas coisas bonitas como podem ver nas fotos ao longo da publicação e as que vos deixo de seguida.

Fontana di Trevi - Dia

Fontana di Trevi - Noite
Como disse nem tudo é mau e o meu sítio preferido foi sem dúvida a Fontana di Trevi. Sem contar as vezes que apareceu em filmes, esta fonte tem mesmo algo mágico, podia ficar horas a olhar para ele sem me fartar, apenas a ouvir a água a correr. Gosto especialmente de a ver iluminada à noite.

Piazza del Popolo
Outro dos meus sítios preferidos foi a Piazza del Popolo. Vi o início do pôr do sol e foi maravilhoso. Especialmente porque foi o sítio onde mais relaxei, apenas três amigos sem serem rodeados por mais mil e um turistas.

Coliseu Romano - por dentro

Coliseu Romano
parte do Coliseu Romano
Forum Romano
vista da parte de cima do Forum Romano

Claro que o Coliseu foi uma das melhores coisas de Roma. Apesar de estar à espera de mais é mesmo bonito e imponente. É engraçado pensar em como conseguiram construir algo tão grande sem as ferramentas que nós hoje dispomos.

casas da praça onde está o Panteão

Panteão e Fonte
O Panteão foi o primeiro sítio que me deslumbrou. Foi a primeira coisa boa depois de tanta coisa má que vi (sim porque eu a primeira vez que vi o Coliseu não fiquei assim tão "wow") e adorei. A praça em si é muito bonita em comparação com outras tantas.

Monumento a Vittorio Emanuele

vista do Monumento
Também gostei de um monumento muito simples, mas por vezes menos falado. É o Monumento a Vittorio Emanuele e tem uma vista bastante bonita. Mas também não é nada do outro mundo!

Praça de São Pedro do Vaticano
Por fim também gostei muito do Vaticano, mas como puderam ver no vlog (se ainda não viram, toca a ir ver!) eu não entrei no Museu, não vi a Capela Sistina nem a Pietá (queria muito ver ambos) e fiquei-me apenas pela Praça de São Pedro. Apesar de ser muito bonito, e a Basílica ser linda (no mínimo por fora) eu achei uma praça pequena. Até achei que era mais pequena que o Terreiro do Paço, mas já não vou lá há muito tempo por isso pode ser apenas um erro de perspectiva.

You Might Also Like

18 comentários

  1. well done)
    hope you like mine too
    http://max-aschmann-park.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Eu adorava ir a Roma, espero mesmo gostar se for lá um dia! Beijinhos
    http://bublidu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também espero que gostes :) cada um vai ter sempre a sua própria perspetiva!

      Eliminar
  3. Tinha a ideia de que a cidade de Roma era deslumbrante e, afinal, parece que não é assim tanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se lá fores pode ser deslumbrante para ti :) depende da perspetiva de cada um!

      Eliminar
  4. Não tinha essa ideia de Roma ser uma cidade suja...
    Beijinhos:)
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem eu, por isso é que fiquei surpreendida com esse facto!

      Eliminar
  5. Cada um tem a sua perspectiva de cada cidade e às vezes, quando se vai com muita expectativa, ela desilude-nos. Ninguém diz que Roma é mau, só que aos teus olhos estavas à espera de mais. Roma, por acaso, não está no meu guia de viagens mas acredito que seja uma cidade interessante para quem goste.

    Xo XO,

    martacantinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Bom...talvez tenhas ido com determinadas expectativas que depois não se confirmaram! Não é a cidade que mais gostaria de visitar, mas tem os seus encantos históricos perdidos entre a modernidade! ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Tão giro o teu blog! Já estou a seguir, aqui fica o meu:
    https://diaryofalittlebee.blogspot.ch/

    Sobre o post, na verdade Roma é uma das cidades que quero muito visitar. E o teu post ajudou-me imenso!
    Um beijinho
    Juliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também gostei muito do teu blog :) não consegui seguir, mas deixei o meu like no facebook!
      espero ter ajudado, brevemente irei publicar um travel guide para Roma também!

      Eliminar
  8. Que pena Roma não ter enchido as tuas medidas. Estive lá em outubro/November de 2015 e fiquei encantada. Sobre a abundância de gente, podes pensar que no fundo Roma sempre assim foi e mal organizada. Quanto à limpeza, concordo plenamente mas penso que isso seja transversal a Itália pois este ano fiz Erasmus em Florença e também vi muita coisa.
    Beijinhos

    http://aboemiacatita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por acaso quando tive em Florença não senti tanto isso, muito menos nas cidades do Norte de Itália!

      Eliminar
  9. E fica super bem quando bem combinado :D

    Nunca fui a Roma e, mesmo com alguns contras que tão bem referiste, parece ser uma cidade encantadora e que emana história por todos os lados! Gostei de ler a tua visão :D

    NEW YOUTUBE POST | Ser MOTIVADO NÃO DÓI, ok?!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. As fotos estão lindas!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  11. Estive há uns anos em Roma e adorei a cidade. Mesmo depois de Florença não achei que me desiludisse. Sendo o top claro: Florença, Veneza e Roma. Acho que teres ido numa altura de festa influenciou a cidade estar cheia (isso tá sempre) e principalmente suja.
    O não teres entrado no Vaticano que é incrível, incrível, incrivel faz diferença, roma ter os monumentos mais espalhados e custa mais a passear (ao contrário de florença) faz diferença. Mas se tivesses mais tempo e provavelmente teres explorado melhor a cidade e os pequenos cantinhos ficavas com melhor impressão dela.
    Se houve cidade que detestei fui Napoles... essa sim super suja e degrada! Passei por lá quando fui a capri e a pompeia (tambem vale imenso a pena ver!)

    Outra coisa que vale a pena é os Ferries para a Croácia! Não sei em que zona de italia estás mas estive nos dois paises e adorei! Principalmente porque a Croácia é muito menos populada de gente! E umas aguas top top top!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo a tua perspetiva e apesar de não ter entrado no Vaticano (queria muito!!!) não creio que isso mudasse alguma coisa, e ter que andar a mim não me faz mesmo diferença nenhuma! Estar numa altura de festa sim pode ter influenciado (e acredito que bastante principalmente a parte da sujidade).
      Vou a Nápoles, Amalfi e Capri em Julho e mal posso esperar (não por Nápoles to be honest, mas pelos outros).
      A Croácia fica para outra altura o dinheiro em Erasmus não estica :/

      Obrigada pelo comentário, beijinhos.

      Eliminar
  12. Não há cidade alguma como Roma. É fascinante. Cada esquina é uma viagem no tempo. Come-se bem e é uma cidade descontraída. O problema é, de fato, a quantidade de turistas. Mas há as vilas e parques para desfrutar momentos agradáveis fugindo do calor e das filas. Tenho pena de quem não conseguiu desfrutar essa maravilhosa e fascinante cidade.

    ResponderEliminar