O que fazer com aveia?

abril 09, 2017

Aveia tem sido das minhas melhores amigas aqui em Itália. É verdade que um pacote de flocos (ou farelo) de aveia não é barato, mas dá para imensas refeições e dura muito tempo se não fizermos todos os dias. Gosto de experimentar receitas novas com aveia porque sei que é um bom substituto para várias coisas que eu como.
A maior parte das ideias conheci através de blogues de estilo de vida saudável, através da nutricionista do ginásio onde ando em Portugal ou mesmo do pinterest, onde podem encontrar estas e tantas outras receitas.


Papas de Aveia
Papas de aveia é do mais simples de se fazer e muito saboroso. Eu nunca faço com água porque acho que fica sem sabor, uso leite magro. Mas uma opção mais saudável é usar leite de origem vegetal.
Costumo fazer para uma refeição 1/2 xícara de flocos de aveia e 1 xícara de leite. Depois é pôr a ferver e ir misturando até ficar a consistência de uma papa. Podem pôr os topings que quiserem eu geralmente ponho fruta e mel para ficar mais doce (visto que não adiciono açúcar) e algumas sementes ou frutos secos. É um excelente substituto da bela papa Cerelac (que ainda assim não dispenso quando estou doente).


Panquecas de Aveia
Podem fazer panquecas de aveia simples, panquecas de aveia e banana ou mirtilos, panquecas de aveia e iogurte, panquecas de aveia e cacau ... e muitas mais opções se forem criativos.
A panqueca de aveia simples é exatamente como o nome: simples. Confesso que panquecas saem-me sempre melhor quando faço a olho por isso se quiserem medidas têm imensas receitas pela internet fora. Contudo eu junto aveia, farinha integral (mas podem usar normal), um ovo, leite (mais uma vez eu uso magro, mas podem usar de origem vegetal) e meto uma colher de chá - ou menos - de açúcar (podem usar adoçante). Depois de tudo misturado é só fazer as panquecas numa frigideira anti-aderente para ser mais fácil.



Overnight Oats (Papas de Aveia Adormecidas)
Esta é uma receita que nos últimos anos tem andado muito na moda e tem imensas variedades. Eu costumo procurar receitas específicas, mas algumas vezes invento e o melhor é mostrar-vos a receita base da Joana Roque. É feito por camadas: a primeira é 3 colheres de sopa de aveia e 2 de leite (mais uma vez, usem o que preferirem), a segunda é fruta ao vosso gosto (eu gosto de usar morangos,  bananas, kiwis, etc.), a terceira é o iogurte (ao vosso gosto também) e depois misturam um pouco e deixam assim no frigorífico durante a noite. De manhã fazem a vossa quarta e última camada que são os topings a gosto: podem usar manteiga de amendoim/amêndoa, mel, canela, sementes, lascas de chocolate, frutos secos ou até mais fruta da segunda camada.


Bolachas de Aveia
Esta receita pode ser bastante saudável e saborosa. O melhor é que encontras variações de todos os sabores imagináveis como banana, coco, chocolate, amendoim, etc. Já experimentei de banana e confesso que não gostei muito agora quero experimentar com chocolate, podem ver a receita aqui.


Batido de Aveia e Sabor a Gosto
Batido é das melhores coisas a fazer para os dias mais quentes. Super fresco e fácil de fazer antes de ir para a praia de manhã. Já experimentei o batido de banana e aveia e adorei, mas agora quero experimentar de manteiga de amendoim e aveia e morango e aveia.
Quando o batido é de fruta e aveia é muito simples: usam a vossa base de iogurte ou leite (o que preferirem), juntam a fruta e uma colher de mel para adoçar um pouco e depois é só misturarem com uma varinha mágica ou liquidificador. Mais uma vez eu faço tudo a olho, mas encontras imensas receitas destes batidos na internet. Guardei alguns no meu albúm Healthy Lifestyle do Pinterest.

O bom da aveia e de qualquer uma destas opções é que têm imensa variedade. Podem acrescentar qualquer fruta da época, frutos secos, adoçante, mel, cacau, entre outros, que vai ficar sempre bom. A imaginação é a única coisa que nos pára.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Eu adoro panquecas de aveia, para mim são melhores que as normais.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu faço mais panquecas de aveia e gosto muito, mas confesso que nunca me saem tão bem quanto as normais!

      Eliminar
  2. Aii vou roubar a receita das bolachas :o
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também quero muito experimentar :)

      Eliminar
  3. Já fiz bolachas de aveia e ficam tão boas! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem porque quero mesmo fazê-las ahah

      Eliminar
  4. Não gosto muito de papas de aveia, no entanto irei experimentar talvez as panquecas quem sabe até posso vir a gostar :p

    | BLOG | | GEDEIHEN |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as panquecas são sem dúvida uma boa aposta :)

      Eliminar
  5. Adoro panquecas de aveia e banana, faço imensas vezes! Fiquei curiosa com os batidos, nunca experimentei juntar aveia. Hei-de experimentar.

    Beijinho,
    Carolina
    http://w-her-e.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. De facto dá para fazer imensas coisas com a aveia :)

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar