Como arranjar casa em Erasmus

março 17, 2017

Pin it for later!
Continuando a saga de viver sem os pais no estrangeiro por estar no programa Erasmus, trago-vos algo que pode dar muito jeito: como arranjar casa em Erasmus. Digo Erasmus porque é o que estou a fazer agora, mas pode servir para qualquer outro tipo de programa de intercâmbio. Alguns dos pontos que vou referir servem também para quem vai viver num período mais prolongado (ou definitivamente, se é que alguma coisa é definitiva atualmente) para fora.


1. Residência Universitária
A maneira mais fácil e, quase sempre, mais barata é candidatares-te à residência da faculdade de destino. Convém saberes previamente se a faculdade para onde vais tem efetivamente residência (ou parceria com alguma) e as datas das candidaturas. Mesmo que por vezes te pareça mais caro do que um quarto, lembra-te que as despesas estão todas incluídas (tirando a comida) e vais ter sempre boas condições. Já para não falar de que entras mais facilmente no espírito da faculdade.

2. Facebook
Estamos em 2017 e há grupos de facebook para tudo e mais alguma coisa. Facilmente encontras um grupo de "Affitto Roma", "Alquiler Madrid" ou "Room Rent London". Podes também encontrar grupos de pessoas que já fizeram Erasmus na cidade para onde vais e que te podem ajudar.

3. Agência Imobiliária
A forma mais "legal" e, provavelmente, mais cara é através das agências imobiliárias locais. Os agentes são as pessoas que melhor te podem ajudar a encontrar casa dentro do valor estipulado e com as condições que melhor se adequam a ti (ex.: perto da faculdade, perto do centro da cidade, etc.). Não te esqueças que, se optares por pedir ajuda a um agente, irás pagar uma taxa à imobiliária.

4. Sites do País (tipo OLX, mas do país para onde fores)
Assim como Portugal tem o OLX e outros sites deste género, o país para onde vais também deve ter algo parecido. Muitos dos anúncios vão te redireccionar para o site/contacto da imobiliária, mas outros vão te pôr em contacto direto com o senhorio.


5. Uniplaces
A Uniplaces é uma marca recente que ajuda estudantes a encontrar casa nas grandes cidades europeias. Já os vi imensas vezes na minha faculdade e sei bem o que têm para oferecer. Infelizmente a cidade onde estou ainda não é abrangida por este projeto, mas aconselho a quem possa a pedir ajuda à Uniplaces. As critícas são fantásticas e o melhor é que muitas das vezes são pessoas novas ou que já passaram pelo mesmo a ajudar-te.

Espero ter sido útil. Para terminar quero alertar que nem todos os países são como Portugal em que podes fazer tudo no "mercado paralelo", não ter contrato de casa e só estar lá 3 meses. Por exemplo onde eu estou a viver, recebi respostas de senhorios a dizer que só alugavam a casa no mínimo por 4 anos. Sei que isto também é influenciado por ser uma cidade pequena, quanto maior for a cidade da universidade, mais facilidade terão em encontrar casa.

Ah e como podem calcular não sou patrocinada por nenhuma das marcas aqui referidas, foram simplesmente as primeiras que me vieram à cabeça!

You Might Also Like

5 comentários

  1. Este post pode vir a ser-me muito útil, obrigada!

    Eliana,
    https://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! Não fui de Erasmus, mas tenciono mudar de país eventualmente e este post vai ser útil de certeza :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  3. Por enquanto ainda não precisei de nada disto, mas quem sabe! Um ótimo post.
    Pelo que vi do teu blog gostei bastante e por isso agradeço a visita ao meu :).
    Beijinho.

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  4. Ótimas dicas! Fizes-te mesmo bem ao publicar este post, de certeza que vais ajudar muita gente :D
    Beijinhos <3

    LOSING MA MIND

    ResponderEliminar