Regresso às Aulas | Método de Estudo

setembro 11, 2016

Sempre fui organizada no que diz respeito ao estudo, contudo desde que entrei na faculdade que estou mais organizada e estudo mais para não deixar nada para trás. Antes limitava-me a estudar antes dos testes - no básico então era mesmo no dia antes, já no secundário começava assim 3 dias antes, mas tinha o cuidado de fazer os trabalhos e de rever a matéria de vez em quando. Eu estava em Humanidades e aquilo para mim era fácil, saía-me naturalmente, se estás numa área que requer trabalho acho que o que deves fazer é um horário de estudo, não precisa de ser muitas horas por dia. Eu fiz esse horário para os exames de 11º e 12º e ajudou-me imenso, nunca estudava mais do que duas horas por dia (tirando mesmo nas duas semanas antes) e tive ótimas notas!
Com a faculdade estudar apenas antes das frequências não é opção para mim. Estudar "a sério" continua a ser apenas antes das frequências, mas todos os dias estudo um pouco. Vou então explicar-vos o meu método de estudo.


Tenho sempre um dossier em casa (dos grandes) para poder passar tudo do dia de aulas a limpo, ou seja, eu no dia tenho apenas um caderno para tudo e ao final do dia passo tudo a limpo (quando estou assim mais preguiçosa passo tudo a limpo no fim-de-semana .... mas prefiro ter esse tempo livre). Não dá trabalho nenhum e é uma forma de revermos a matéria e irmos preparados para a aula seguinte. No meu curso temos que ler imensos textos e eu confesso, nem sempre os lia, mas fazia o esforço (por vezes esquecia-me ou não conseguia aceder ao ficheiro, mas a intenção é que conta não é verdade?). Se também tiverem muitos textos para ler tentem mesmo lê-los, sei que por vezes é impossível, então na faculdade os professores não querem saber da quantidade de textos que têm para ler, mas qualquer coisa escolham aqueles que acham ser os mais importantes (falem com alunos de anos anteriores para saberem a qual é que o/a professor(a) dá mais importância). O que eu faço ao ler textos é sublinhar a amarelo as ideias importantes, se tiver que fazer um trabalho sobre um texto, numa segunda leitura sublinho com outra cor as ideias ainda mais importantes (mas isto só mesmo se for um trabalho, se for só debater leio apenas uma vez). No meu dossier depois deixo tudo organizado: folhas passadas a limpo, textos de cada cadeira, outros documentos, etc. 


Na altura das frequências, dependendo de qual for, começo a estudar uma/duas semanas antes (duas semanas se tiver mais que uma na mesma semana). Passo os apontamentos que estão no dossier a computador, trocamos apontamentos uns com os outros (em CC somos todos amigos), peço apontamentos às minhas madrinhas/alunos mais velhos e junto tudo no documento word onde depois retiro as informações repetidas e o que não considero significante. Depois imprimo o documento e estudo a partir daí como se fosse um manual escolar (nas cadeiras com mais matéria cheguei a ter umas 40 páginas para estudar ... e sem imagens ilustrativas como nos manuais!!). Faço sempre o mesmo: leio a primeira vez e sublinho as coisas importantes a amarelo; leio uma segunda vez e sublinho as ideias mais importantes e conceitos-chave com outra cor; falo da matéria com a minha mãe ou o meu pai (principalmente quando é interessante, fico tipo "oh mãe sabias que isto e isto e isto??"), ajuda a memorizar; leio uma terceira, quarta, as vezes que forem precisas até ir dormir no dia antes da frequência. Nunca sei tudo, obviamente, mas em cadeiras subjetivas sempre se pode "inventar" um pouco, pior é quando são cursos objetivos como Matemática e assim.

eu sublinho muito mais que isto!

Quanto à organização, eu não troco a minha agenda por nada. Nela aponto tudo: coisas do blog, quando tenho que gravar um vídeo, o que quero fazer com o meu tempo livre, os dias em que não posso respirar porque não tenho tempo para isso com tantos trabalhos, aponto tudo. Ajuda imenso acreditem. Também tenho um calendário no meu quarto onde tenho assinalado os dias em que tenho que entregar trabalhos e as frequências, assim tenho uma melhor noção de como é cada semana e posso preencher a minha agenda em função do meu tempo livre.


Espero que tenha sido útil!
Parabéns a todos os que ficaram colocados onde queriam e para aqueles que não ficaram: calma, ainda há mais duas fases, uma faculdade ou curso ficar 100% preenchida não quer dizer nada porque há sempre desistências. 
Despeço-me assim desta mini série. Bom Regresso às Aulas a todos!

You Might Also Like

6 comentários

  1. oLA :) Adorei:)
    Newpost:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/09/new-sundays-brunch-with-pool-access-at.html#disqus_thread
    Kisses Hugs Karina

    ResponderEliminar
  2. Este é também o meu método! :)

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda tenho alguns colegas que fazem o mesmo que eu, contudo, apesar de estar na faculdade, ainda há muitos que não têm método nenhum!

      Eliminar
  3. Usava o mesmo método na faculdade, um caderno para as aulas e passava tudo a limpo em casa, era ótimo para ir memorizando tudo :)

    Beijinho

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Confesso que podia ser mais organizada no que toca ao estudo! Adorei as tuas dicas :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  5. São óptimas dicas. Infelizmente nunca fui organizada no que toca ao estudo, mas não foi por isso que não fiz o curso todo certinho.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina

    ResponderEliminar